Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Conheça um pouco mais sobre as flores do Jardim Botânico



O projeto do Jardim Botânico foi lançado na Mini Fazenda e está transformando todos os fazendeiros em grandes jardineiros, cultivando as mais variadas espécies de flores e atraindo para as suas fazendas beija-flores.
Conheça um pouco mais dessas espécies que você cultiva online, mas que também são muito apreciadas na ‘vida real’.


Copo de Leite
·  Nome Científico: Zantedeschia aethiopica
·  Sinonímia: Calla aethiopica
·  Nome Popular: Copo-de-leite, lírio-do-nilo, cala-branca
·  Família: Araceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: África
·  Ciclo de Vida: Perene

O copo de Leite, também conhecido como Lírio do Nilo e de nome científico Zantedeschia aethiopica é uma flor originária do sudoeste da África. Foi nomeada Zantedeschia em homenagem ao médico e botânico italiano Giovanni Zantedeschi (1797-1873), um pesquisador versátil e inteligente. 
Esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e brejosos, isto é, permanentemente úmidos, sem, no entanto ficar abaixo da água. Seu porte varia entre 0,6-1,0 metros de altura. Deve se cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Multiplica-se por divisão das touceiras após a floração.
O contato da planta com os olhos pode causar irritação e ferir a córnea. Sugere-se também que, após o manuseio da planta, lavem-se bem as mãos para evitar contato com olhos e mucosas e a conseqüente irritação.


Bromélia
·  Nome Científico: Guzmania sp
·  Nome Popular: Guzmânia, gusmânia, bromélia
·  Família: Bromeliaceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: América do Sul
·  Ciclo de Vida: Perene

As bromélias do gênero Guzmania  são epífitas e apresentam algumas características em comum como folhas largas e macias, com textura coriácea e inflorescência formada por brácteas coloridas e flores tubulares. São descritas mais de 120 espécies de Guzmania e outros tantos híbridos e variedades. Uma das espécies mais conhecida é a G. ligulata, a guzmania-cherry, de inflorescência alta e brácteas vermelhas. 
Estas bromélias, podem apresentar no entanto folhas, brácteas e flores de várias cores, como vermelho, rosa, vinho, roxo, amarelo, branco, verde, etc; inclusive formas variegadas e estriadas. A floração ocorre no verão.
Devem ser cultivadas à meia-sombra, em substrato próprio para epífitas, como fibras e cascas e coco, cascas de pinus, entre outros materiais, misturados a terra vegetal. Aprecia regas frequentes, sem encharcamento. Podem ser fixadas no tronco de árvores, com sisal ou barbante. Multiplica-se por separação das mudas formadas após a floração quando estas atingirem 2/3 do tamanho da planta mãe e comercialmente por sementes.


Lavanda
·  Nome Científico: Lavandula sp
·  Nome Popular: Lavanda, Alfazema
·  Família: Lamiaceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: Mediterrâneo, África Tropical e Índia
·  Ciclo de Vida: Perene

As lavandas apresentam folhas opostas, lineares ou lanceoladas, branco-tomentosas e muito aromáticas, de onde se extrai o seu valioso óleo. Suas flores azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são bastante perfumadas. Ocorrem ainda diversos híbridos e variedades, como a 'Alba' de flores brancas, a 'Hidcote Pink' de flores róseas ou a 'Nana' de pequeno porte. A floração inicia na primavera e se extende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas.
Rústica, a lavanda não é exigente quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem-drenado e receber isolação direta. Podem-se realizar podas leves de formação e adubações ricas em fósforo para estimular a floração. Aprecia o frio mediterrâneo ou subtropical. Tolera a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical. Multiplica-se por divisão da planta, estaquia ou por sementes.


Magnólia
·  Nome Científico: Magnolia liliflora
·  Sinonímia: Magnolia quinquepeta, Lassonia quinquepeta
·  Nome Popular: Magnólia, magnólia-roxa
·  Família: Magnoliaceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: China e Japão
·  Ciclo de Vida: Perene

A magnólia é conhecida por emitir flores muito grandes, na maioria das vezes quando a planta já não apresenta mais folhas em pleno inverno. 

O contraste formado por suas belas flores e o caule cinzento é esplendoroso. 

Deve ser cultivada sempre sob sol pleno, em solos férteis e permeáveis. 

É indicada para os climas mais frios da serra dos estados do sul e do sudeste, onde a sua floração é mais abundante. 
Multiplica-se por estacas.


Rosa Púrpura
·  Nome Científico: Rosa x grandiflora
·  Nome Popular: Rosa; rosa preta; rosa roxa
·  Família: Rosaceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: Variada
·  Ciclo de Vida: Perene

A rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.



Violeta Exótica
·  Nome Científico: Saintpaulia ionantha
·  Nome Popular: Violeta
·  Família: Gesneriaceae
·  Divisão: Angiospermae
·  Origem: África
·  Ciclo de Vida: Perene


As violetas são flores lindas e singelas, ideais para serem oferecidas a quem se gosta, pois demonstram um amor modesto e leal. Sabe-se que esta flor era a preferida dos gregos, representando o amor entre Zeus e sua sacerdotisa na mitologia grega.
A violeta também era muito admirada entre os romanos, pois diz a história que o imperador Heliogábalo que governou entre os anos de 218 e 222, mandava que lhe fossem preparados banhos com essas flores, que fosse utilizada na decoração de seu palácio, além de apreciar um manjar que levava entre seus ingredientes pétalas de violetas.
A violeta possui muitas variações e a mais cultivada no Brasil é a violeta africana. A violeta africana foi descoberta no ano de 1928 por um pesquisador e barão alemão que se chamava Walter Von Saint Paul.



Beija-flor Imperador

O beija-flor, colibri ou cuitelo é uma ave da ordem Trochiliformes, que inclui apenas a família Trochilidae e seus 108 gêneros. Existem 322 espécies conhecidas.
Tal como a maioria das aves, o sentido do olfato não está muito desenvolvido nos beija-flores; a visão, no entanto, é muito apurada. Para além de poderem identificar cores, os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta.
A alimentação dos beija-flores é baseada em néctar (cerca de 90%) e artrópodes, em particular moscas, aranhas e formigas. Os beija-flores são poligâmicos.

Aproveitando a grande necessidade que os beija-flores têm de um alimento energético de rápida utilização, como o néctar, que contém carbohidratos em concentração variável em torno de 15 a 25%, é possível atraí-los para fontes artificiais de soluções açucaradas, os chamados "bebedouros" para beija-flores.
É aconselhável que todos que forem se utilizar desse artifício para atração de beija-flores para seus jardins, sacadas, etc., procedam à limpeza diária dos bebedouros e à troca da solução açucarada, preparada sempre com açúcar comum, evitando utilizar mel, açúcar mascavo e outros preparados com maior facilidade de fermentação.
  
O Beija-Flor é a única ave capaz de voar para trás, graças ao arranjo esquelético-muscular que possui. Chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo, conforme a espécie, podendo permanecer “parado no ar” em pleno vôo. 
A fêmea é responsável pelas tarefas de construção do ninho, choco, alimentação e a proteção aos filhotes. 

O observador dos beija-flores, com um pouco de sorte, pode assistir ao espetáculo do namoro na primavera. O macho é capaz de se instalar em algum lugar e cantar por horas para atrair uma fêmea. Mas o som desse canto é muito agudo, dificilmente captado pelos ouvidos humanos. O show mesmo fica por conta do desafio entre machos. Competem entre si, exibindo a beleza e as habilidades no vôo e no canto. Quando um consegue chamar a atenção de uma pretendente, sua apresentação evolui. Faz vôos acrobáticos, canta e mostra a plumagem, até ela pousar e aceitar o acasalamento.

Os beija-flores botam ovos alongados e brancos, incubados por 12 a 15 dias. Os filhotes nascem com bico curto. Precisam de muitas proteínas. A mãe regurgita uma pasta de insetos e um pouco de néctar. Aos 20 ou 30 dias já saem do ninho. O beija-flor chega a viver até nove anos, mas a maioria não passa dos três a quatro devido ao desgaste físico, à escassez de alimentos e aos predadores.

O beija-flor que apareceu na Mini Fazenda é chamado no Brasil pelo nome de Estrelinha Ametista. Também é conhecido como Tesourinha, Beija-flor-mosca (Rio Grande do Sul), Besourinho-ametista e Besouro-zumbidor. O macho tem garganta e lados do pescoço vermelho-ametista-brilhante, barriga branca e cauda bifurcada e a fêmea possui garganta e barriga brancas, cauda curta e não bifurcada.


14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nunorex tb é cultura... ;)
    parabéns... ;)

    ResponderExcluir
  3. A Central dos Fazendeiros também é cultura kkkk,parabéns Nuno, tu tinha que ser contratado pela Vostu o blog está perfeito!!

    ResponderExcluir
  4. Nuuus, adorei a criatividade do blog.. está muitoo, muitoo bom..

    PARABÉNSSS!!

    ResponderExcluir
  5. Mudando de assunto!
    Nuno, vai ter um POMAR na MiniFazenda!
    Olhe por esse link, vai pro forum da VOSTU!

    http://forums.vostu.com/threads/3360-Jardim-Bot%C3%A2nico/page7

    Olhe a postagem numero 63!
    Tenho uma ideia de como sera isso!
    Quem joga FARMVILLE [Eu] sabe muito bem, pois mês passado lançaram o POMAR!
    Olhe como ele funciona!

    http://www.farmvillefeed.com.br/2010/10/novas-imagens-do-pomar-farmville.html

    Se for assim, é muito bom!
    Pois eu tenho 4 pomares e fiz uma praça!
    Muita legal!

    ResponderExcluir
  6. Não ganhei minha camionete :( será q é por causa q minha caixa de presentees estava cheia?? eu quero minha camioneteeeeeeee

    ResponderExcluir
  7. como acho beija-flores na mini fazenda????????

    ResponderExcluir
  8. BEIJA FLOR ESTÁ DIFICIL... COMO CONSEGUI-LOS???ASSIM NÃO TEM COMO AVANÇAR DE NIVEL... AGUARDAMOS

    ResponderExcluir
  9. Parabéns super criativo e nos ajuda bastante... bjs

    ResponderExcluir
  10. os beija flores se acham colhendo flores ou açando nas postagens de amigos

    ResponderExcluir
  11. Lindo!! Amei, parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!