Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VOSTU e o monopólio dos jogos em redes sociais no Brasil

Orkut, Facebook e Twitter são as sensações do momento. Conectando os usuários através de comunidades, com apelo a troca de informações rápida e dinâmica, as chamadas redes sociais estão presentes no dia-a-dia dos internautas e fazem um enorme sucesso com os brasileiros.

Essa febre das redes sociais no Brasil e no mundo só fez aumentar os investimentos em aplicativos conjuntos à essas redes para divertimento dos usuários.

Os chamados ‘games sociais’ geram um lucro em extremo crescimento nos últimos anos. De acordo com pesquisas estima-se que os lucros norte-americanos para esse mercado foram de 1,6 bilhões de dólares no ano de 2010.

Por lá, a líder dos jogos sociais chama-se Zynga (criadora do FarmVille e CityVille) e com mais de 100 milhões de usuários cadastrados a empresa tem seu valor de mercado estimado em 5,4 bilhões de dólares.
Sua presença forte fez a empresa liderar os jogos do Facebook, dos 10 jogos mais acessados 7 são da Zynga.
Analistas apontam que a empresa teve um faturamento de 500 milhões de dólares no ano de 2010.

FarmVille, a fazenda da Zynga no Facebook


Já no Brasil, a VOSTU lidera o ranking dos jogos mais acessados no Orkut.

Criada em agosto de 2007 por três colegas de classe da Universidade de Harvard, Daniel Kafie (foto), Mario Schlosser e Josh Kushner a VOSTU tem seu nome derivado da variação do Espanhol falado entre a Argentina e o México, onde o ‘vos’ é mais formal que o ‘tu’.
Daniel Kafie de apenas 28 anos, em entrevista à Veja explicou o seu interesse pelo Brasil:

"É a nação do futuro em internet na América Latina. Se você olhar as estatísticas, perceberá que os brasileiros são os usuários que ficam mais tempo conectados no mundo. Naturalmente, vimos aqui uma grande oportunidade", diz.

E nem o crescimento do Facebook no Brasil o incomoda, fluente no português, Daniel explica:

“Apesar de o Facebook ter aumentado o número de usuários em mais de 8 milhões de usuários no Brasil nos últimos 12 meses, o Orkut cresceu 30% e adicionou 10 milhões”, diz.

Além disso, segundo ele, enquanto o usuário do Facebook no Brasil gasta 30 minutos por mês no site, os integrantes do Orkut gastam cerca de 270 minutos na rede mensalmente.

Com escritórios em Nova Iorque, São Paulo e Buenos Aires, a empresa conta com aproximadamente 260 funcionários para os seus jogos Mini Fazenda, Café Mania, Joga Craque, Vostu Poker, PetMania e Rede do Crime.

MiniFazenda - a fazenda da Vostu no Orkut

Com um valor de mercado em torno de 300 milhões de dólares, a VOSTU recebeu recentemente investimentos na casa dos 30 milhões de dólares da Tiger Management.

Os números expressivos são explicados através dos dados: dos 50 milhões de usuários do Orkut no Brasil, 20 milhões são jogadores ativos de algum jogo da VOSTU.

O faturamento principal da empresa vem da venda de créditos para os jogos. Apesar dos jogos serem gratuitos, os principais itens exclusivos são comprados com a moeda do jogo e essa moeda virtual é comprada com o dinheiro real.

Para facilitar essas compras, principalmente para quem não possui cartão de crédito, a empresa pretende expandir as vendas desses créditos em Lan Houses através de cartões pré-pagos.
Outro acordo fechado entre a VOSTU e a MOVILE (Mozca) pretende aumentar as vendas de créditos dos jogos através do celular.

Celulares também são outra aposta da VOSTU. A empresa pretende distribuir seus jogos para smartphones além de trabalhar na versão dos jogos diretamente no seu browser (sem depender do vínculo com o Orkut).

Apesar de todo sucesso nas cifras, a empresa é líder nas reclamações e queixas dos jogadores. Muitos destes jogadores ativos sofrem com os bugs e erros freqüentes dos jogos, além da falta de comunicação e assistência da empresa com os seus usuários.

Essa relação jogadores x Vostu parece estar em crise. Jogadores já fizeram até greve e vídeos reivindicando melhorias, mas pouca coisa mudou.

O crescimento da empresa estaria comprometido com todas essas falhas? Parece que não.

©centraldosfazendeiros.blogspot.com. Todos os Direitos Reservados.
A cópia e/ou reprodução não-autorizada do conteúdo deste blog está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

13 comentários:

  1. caramba ,belo texto , a VOSTU NAO faz PORCARIA NENHUMA COM OS JOGADORES QUE SACO RESOLVEM O LIXO DOS ITENS QUE SOBREPÕE SACO QUERO ARRUMAR MINHAS FAZENDA SÓ QUE FICA FEIA POR CAUSA DISSO , QUASE MIGRANDO PRO FACEBOOK ,AFINAL JA TENHO CONTA LA ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reportagem, muito bacana saber mais sobre meu jogo favorito e seus criadores...

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Sou jogador da MF, e ultimamente só tenho reclamações sobre bugs, travamentos e falhas neste jogo. Estou jogando ainda porque estou na fase 110, e pretendo parar assim que chegar na 150, em definitivo.
    Recentemente comecei a usar o CityVille no facebook,e notei uma diferença tremnda, tanto com relação aos gráficos quanto aos erros.O jogo da Zynga roda certinho, não trava o pc, enquanto que quando abro a MF não consigo fazer mais nada no pc!
    Não estou fazendo propaganda aqui, apenas o desabafo de um ex-fã da MiniFazenda, que em breve vai parar de jogar por conta da incompetência dos desenvolvedores!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da informação, agradeço muito !
    Apesar de gostar do jogo, fica comprovado o descaso conosco, jogadores, seus fãs, que deixou de ser então um problema ou impressão individual...
    Mas, a vida já me ensinou q. nada é insubstituível, coisa que o entrevistado, fluente em português, vai acabar por aprender também, com algum custo !!

    ResponderExcluir
  5. to em colicas ak... saiu o novo tiro ao alvo da coleção conto de fadas... quero saber o q sao os premios!!!!!


    outra coisa, quando sai a segunda parte da coleção???

    brigada, vcs sao OOOOTIMOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ganham tanto dinheiro, e neem pra arrumar bugs não servem, pelo jeito só tão criando novidades na MF pra ganha dinheiro mesmo... ¬¬'

    Ah, gostei da reportagem (;

    ResponderExcluir
  7. Somos todos uns otários.
    Por gostarmos do jogo, continuamos enchendo o bolso destes SAFADOS que não consertam bugs cada vez mais frequentes, tiram itens legais e deixam outros que não dá nem para acreditar (ex: balão, arbusto que parece um monte de coco,...).
    E, para o Leo, eles não são incompetentes. Eles são SAFADOS.
    Que se dane se estamos satisfeitos ou não.
    O negócio é o bolso cheio...
    Se uns forem, outros vêem.

    ResponderExcluir
  8. comprei para mini fazenda casa toscana foi debitado no sdaldo,entretanto a compra não foi efetivado ficando somente o retangulo,por favosr ativem a compra
    grato massimofofo@gmail.com
    marcia_zeol@hotmail.com
    fico noaguardo

    ResponderExcluir
  9. Quem Não gosta não joga e quem joga adora jogo pelo orkut e vc me add no Orkut Gabriel.santos142@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. aí pessoal da vostu comprei uma colmeia no mini fazenda e ela sumiu depois de 3 dias,ela tava completa,entao por favor me mandem outra completa

    ResponderExcluir
  11. eu que pstei o omentario acima quo mostrar meu email:ricard2.caragua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. JÁ FAZ DOIS MESES QUE NÃO ARRUMAM MEU JOGO E NEM DÃO A MÍNIMA QUERIA COMPRAR MINIGRANA MAS DESISTI POR NÃO CONFIAR MAIS NESTA TURMA, VÃO SE CATAR.

    ResponderExcluir
  13. eu queria saber por que a mini fazenda esta em mmanutenção

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!