Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Exterminando marmotas!

Que marmota é essa?

Essa da MiniFazenda é um animal, morador do hemisfério norte e não comum por aqui.
A marmota daqui é aquela pessoa desajeitada, também pode representar alguma coisa esquisita ou mesmo uma enrolação.
O roedor, parente próximo dos esquilos, que é considerado praga de jardins e plantações por mastigar plantas e vegetais e fazer a maior sujeira nos canteiros é também uma presa fácil das aves de rapina.


Esse simpático animal pode chegar a 8 kg e 75 cm de comprimento, vivem em tocas, tem hábitos diurnos, alimentam-se principalmente de raízes, raramente bebem água e podem viver de 15 a 18 anos.

Mais curiosidades sobre as marmotas:

Nos EUA elas têm um dia! 
Dia 2 de fevereiro, comemora-se o Dia da Marmota!
Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver brilhando e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.
Tal costume vem das antigas tribos germânicas da Europa, ligadas à agricultura. Naquele tempo, acreditava-se que as marmotas sabiam da previsão do clima melhor que os humanos, o que fazia os germânicos prestarem atenção nelas.

Sucesso no youtube, uma marmota ficou conhecida mundialmente pelo seu olhar dramático, confira o vídeo original:


Obs.: Há quem diga que essa não seria uma marmota, mas sim um esquilo.

4 comentários:

  1. Oi Central dos Fazendeiros,

    Volto a felicitar pelas informações todas que disponibilizam atempadamente aqui no blog, mas ACHO SINCERAMENTE que o bicho que os fazendeiros exterminam nas fazendinhas NÃO É A MARMOTA, não. Não seria A TOUPEIRA, que vive atormentando as raízes das plantações dos produtores agrícolas, dos fazendeiros??? Como vejo que tem patas em forma de pá e com garras muito longas (no desenho) e como tem um focinho longo e bem avantajado (para farejar), e como não tem olhos muito grandes (não tem muita capacidade visual) e como está saíndo de debaixo da terra...bem, penso MESMO que esse bicho é mesmo a toupeira.
    Mas, achei a matéria muito interessante, sobre a marmota. Enfim, sempre se aprende coisas novas todos os dias...kkkkkkkkkk.

    Bjos e mais uma vez Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a vanessa não é uma marmota é uma TOUPEIRA

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, agradecemos o seu comentario ;)
    As informaçoes sobre os nomes das pragas foram retiradas do Blog Oficial, e sim, eu tb acho que o desenho se refere a uma topeira, mas enfim..
    la consta que eh uma marmota ehehe (assim como os grilos que serao postados em breve)

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!