Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Que bicho é esse? Salamandra


Salamandra


Olá Fazendeiros, tudo bem com vocês? Muitos doces ou muitas travessuras nessa noite de Halloween?

Pois é, inspirado nesse clima tenebroso, resolvi escrever sobre a Salamandra e todo o mistério que cerca esse nem tão simpático animal.

Sim, infelizmente para os anfíbios esse estigma predomina e faz com que vários deles simplesmente se tornem extintos sem que o homem tome conhecimento.

Explico: Embora a maioria das espécies não viva exclusivamente na água, a vida deles depende única e exclusivamente dela (sua pele tem sempre que estar úmida, só se reproduzem na água etc) e com o desmatamento e aterramento de vários locais, algumas espécies simplesmente desapareceram sem nem mesmo ter tido chance de alguma proteção.

Óbvio que existem algumas exceções, algumas espécies de perereca, por exemplo, são protegidas no Caribe, depois de terem sido quase dizimada devido à venda para turistas, que as compravam como Souvenir?!?!?!?!

Outro exemplo de proteção bem sucedida, foi quando a obra de construção dos Estúdios da DreamWorks (sim, do poderoso Steven Spielberg) teve que ser transferida de local, pois no local original que iria servir de sede, existia um charco que abrigava uma espécie de Sapo que se encontrava em extinção.


Eu particularmente adoro essas estórias de proteção animal que não girem somente em torno de animais ‘fofos’, afinal, sapos também têm o direito de permanecerem vivos.

Bom, vamos deixar pra falar sobre os outros anfíbios para quando a Vostu resolver lançá-los na Fazenda (Sim, pq a lagoa de sapos vinda como decoração recentemente não conta), pq por enquanto, a salamandra é a única representante da Classe dos Anfíbios (ou você achou que ela fosse um tipo de lagartixa?) a viver na nossa Mini.

Para quem achou que a salamandra fosse um tipo de lagarto, não se preocupe, esse erro é muito comum, dada a aparência dela, que realmente lembra um lagarto, porém, lagartos tem escamas, e salamandras tem a pele Lisa.

Os anfíbios se dividem em 3 ordens: Os Anuros - que são desprovidos de cauda (sapos, rãs e pererecas), Os Ápodes - que são desprovidos de pés (cobra-cega) e Os Urodelos ou Caudados  – que possuem cauda (Salamandras e Tritões).

Existem mais de 500 espécies de Salamandra, algumas são exclusivamente aquáticas, outras terrestres, mas uma grande maioria é semiterrestre.

Elas pões ovos que podem eclodir em 48 horas ou até mesmo 2 anos, dependendo da espécie ou do ambiente em que vivem.

Podem atingir até 2 Metros de comprimento (caso da Salamandra Gigante do Japão) mas a maioria mede em torno de 10 a 15 centimetros, e chegam a viver até 25 anos.

Alimentam-se de pequenos crustáceos, insetos, vermes e restos vegetais decompostos.

A salamandra tem capacidade de regeneração, ou seja, se algum animal lhe arrancar a cauda, ela nascerá de novo, mas o animal que a atacou, provavelmente não estará mais vivo para lhe atacar novamente, pois dependendo da espécie, ela pode ser venenosa, e o veneno encontra-se justamente nos pigmentos coloridos de sua pele.

Agora que já conhecemos um pouquinho da Salamandra, vamos descobrir o pq da associação dela com o Halloween.

Reza a lenda que as bruxas se reuniam em torno de um caldeirão no meio da floresta para praticarem os seus feitiços e bruxarias, e das chamas desse caldeirão, surgiam Salamadras do meio do fogo, como se lá nascessem.

Ora, isso é fácil de explicar, as Salamandras gostam de ambientes úmidos, assim, vivem em troncos de árvores caídos perto de cursos de água. Se alguém em busca de lenha (seja esse alguém, Bruxa ou não), cortar essa madeira e fizer uma fogueira, certamente ela vai sair das chamas assustada, e procurar a umidade acolhedora da floresta mais próxima.

Até a próxima oportunidade, fazendeiros e não se esqueçam: Gostosuras ou Travessuras?

9 comentários:

  1. Fazendeiro PH ,os anfíbios são divididos em:anuros,gimnofionas(não ápodes) e Urodelos.O certo mesmo é a classe das gimnofionas,pois a classe réptil dos ofídios também são ápodes!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, Sérgio, a denominação Gymnophiona é apenas um outro nome para a Ordem dos Apoda (Apodes), ou seja, desprovidos de extremidades.

    Como existem animais semelhantes na aparência e com o mesmo nome popular (no caso a Cobra cega, que é representada em 3 classe animais - Vermes, Anfíbios e Répteis)é normal que a denominação se repita.

    Mas é bom não confundir, Ofídios (cobras)são ápodes pq não tem patas, e é só isso. Porém, existem algumas espécies de lagarto que não tem patas, semelhantes a cobras, mas que não tem nenhuma relação com elas. Esses sim, são classificados como Gymnophthalmidae, que alguns preferem chamar de ápodes também.

    De qq maneira, obrigado pelo apontamento, é sempre muito válido esse tipo de obeservação.

    ResponderExcluir
  3. recebi uma mensagem da vostu dizendo que enbreve poderemos mergulhar ne uma linda colecão sera que é sobre o fundo do mar

    ResponderExcluir
  4. a coleção aquatica e um macaco que vai colher nossas arvores

    ResponderExcluir
  5. não da mais para enviar presente na minha fazenda o qué q eu faço!!!!!!!! por favor me ajudem
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Julia, estou com o mesmo problema, ja mandei email pro suporte da Vostu mas até agora nada.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber pq minha mini so entra até 64 e para quase tds os dias poderia melhorar isso adoro mini fazenda ñ queria excluir ja excluir mega sity ja por causa disse........

    ResponderExcluir
  8. socorrooooooooooooo
    a minha minifazenda não esta postando mais
    e eu não recebo e ñ consigo pedir mais nada,
    por favor me ajudem estou no nivel 1208. Adoro jogar mais assim ñ tem como, desculpe incomodar, porem me ajudemmmm

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!