Aconteceu em São Paulo, entre os dias 07 e 11 de fevereiro, a Social Media Week, o maior evento sobre as mídias sociais do mundo, que ocorre simultaneamente em 9 cidades.
O evento teve a participação dos principais envolvidos nessa área que só cresce no Brasil e entre eles, palestrou o CEO da Vostu, Daniel Kafie (28 anos).
Já comentamos anteriormente sobre o monopólio da Vostu nos chamados ‘jogos sociais’ brasileiros e a empresa não para de crescer!
Contrariando todas as reclamações dos usuários sobre os freqüentes bug e erros, jogos como Mini Fazenda e Café Mania possuem mais de 10 milhões de usuários ativos, ou seja, usuários que jogam diariamente todo mês.
O mais recente jogo, Rede do Crime, teve 2 milhões de usuários cadastrados apenas no primeiro mês de lançamento, o que fez do jogo, ser o primeiro lançado pela Vostu com versão para o celular.
A tendência é que os demais jogos também tenham suas plataformas para os smartphones ainda nesse ano.
A empresa, que hoje tem seu valor de mercado avaliado na faixa dos 300 milhões de dólares e tem aproximadamente 300 funcionários, tem sua fonte de renda baseada em 90% da venda dos créditos para os jogos.
Para obter esse ‘dinheiro virtual’, os usuários já podem comprar os créditos por meio do celular, bancas, lan house até mesmo farmácias, num total de 50 mil pontos de vendas.
Os outros 10%, ficam por conta de ações de marketing dentro dos jogos.
Tínhamos indícios que a VOSTU estaria fechando um contrato com uma grande empresa alimentícia brasileira, possivelmente para uma coleção dentro do jogo Mini Fazenda. Acreditávamos que a Páscoa na fazenda traria ovinhos de marcas conhecidas aos brasileiros, porém essa especulação ficou desacreditada com o anúncio feito pela Folha.com de que um grande contrato com uma empresa de bebidas deverá ser anunciado em breve.
Seria a Coca-Cola? Seria o Guaraná Antarctica?
Ainda não temos essa informação, tampouco de que jogo ou jogos estarão estampando essa publicidade em seus itens.
Tal experiência já foi bastante negativa para a empresa Lacta, que através de uma ação promocional do chocolate BIS, deixou os usuários daquele jogo extremamente irritados com um erro de programação da promoção.
Foi nesse caso, que a jogadora Tulla Luana ficou conhecida, com seus vídeos de reclamação no Youtube, ela virou febre instantânea e fez comprovar que uma ação de marketing mal empregada pode trazer resultados desastrosos para a sua marca.
De acordo com a atual Chefe de Marketing da Vostu no Brasil e ex-funcionária da Mentez (desenvolvedora do Colheita Feliz) Tahiana D'Egmon, ‘’a chave é planejar e pensar na relevância que o aplicativo terá para o usuário e não somente no quanto sua marca vai estar exposta’’.
Para Tahiana, ‘’é preciso pensar em promoções e concursos que levem o usuário a interagir de forma real com sua marca. Você deve oferecer uma vantagem, sempre. Neste ambiente tudo que não é realmente interessante para o usuário, fica para trás’’.
Voltando aos números, com cifras crescentes, o empreendedorismo da VOSTU teve reconhecimento, ficando entre as 10 startups brasileiras de maior sucesso em 2010.
Respondendo sobre os desafios de se manter um jogo social ativo e atrativo aos usuários, Kafie respondeu:
“responder as necessidades dos usuários... se você aguarda muito tempo os usuários vão sair para outro jogo”
O que fica num embate ao que realmente acontece atualmente com os jogos da empresa. Não existem canais diretos nem profissionais que respondam frequentemente a estes usuários que encontram tantas dúvidas, deixando a sensação de abandono na relação empresa x cliente.
Nossa, que show , muito boa a Matéria Nuno :)
ResponderExcluirparabéns central dos fazendeiros vcs se superam, cada dia
ResponderExcluirótima matéria
ResponderExcluirfico imaginando agora como seria uma promoção minifazenda + coca cola por exemplo... digitar o código da tampinha pra ganhar premios? juntar tampinhas e trocar por cartões com premios ou mini grana? sinceramente ia ser interessante pra ambos pq iria estimular as vendas da coca cola e ao mesmo tempo divulgar a minifazenda.
só faltou comentar aew sobre o crescimento do numero de usuários é que pelo menos 50% é fake q só serve pra juntar minigranas e passar pra conta principal xD
a foto do bis é do mini bis
ResponderExcluira tulla reclama do bis limao :)
Gente eu sei que o assunto não é esse mas não sei como abrir um novo tópico seou meio burinha para falar em blogs ... rs ! Quero sáber qdo vamos fazer uma campanha para a vostu de uma ver por todas nos dar a opção de remover " os fantasmas" da MF.. Estou quase enlouquecendo com eles ...! affff! Enfim, agradeço a atenção! Daniela!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostaria de uma ajuda: estou pensando em comprar um notebook e como bàsicamente uso o pc para jogar seja com CD's seja via internet gostaria de saber que tipo de processador, memória e placa de vídeo devo procurar, (fico &%$@¨%$@ quando o jogo trava por causa do flash player.
ResponderExcluirobrigada,
annelise
ADOREI A MATERIA !!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirESSE BLOG É UMA MARAVILHA .
e como esse blog eh massa em comparaçao ao cafe mania sem palavras, aq realmnt eles antecipam e n ficam esperando algum jogador vim avisar eles
ResponderExcluirParabens......
tomara q a seguinte promoçao nao tenha nada q ver com tampas o rotulos da coca cola ou cualquer otro producto porque nos q vivemos no extranjero seriamos seriamente prejudicados
ResponderExcluirgente talvez quinta vai vir o canil pra criar cachorros eh!!!!
ResponderExcluirgente cade as novidades lá do deposito é so picareta que a gente precisa pra construir
ResponderExcluire da toscana
ResponderExcluir