Tamanho sucesso fizeram as nossas matérias "Que bicho é esse?" que a partir de hoje ela será feita por um especialista. Isso mesmo o Fazendeiro Paulo Henrique, que é zootécnico, se dispôs a unir-se à equipe da Central dos Fazendeiros.
Hoje, ainda, postarei a matéria, porém em breve será postada pelo próprio Paulo.
-
Na terceira matéria do “Que bicho é esse?” vamos falar do Mufloni, que veio na segunda remessa da coleção Itália, e antes de qualquer coisa é bom explicar que o Muflone (Com ‘e’ e não ‘i’) só é chamado assim na Itália, porque no restante do mundo ele é conhecido como Muflon ou Muflão.
O Muflão Europeu (Ovis ammon musimon) é um carneiro selvagem, e acredita-se inclusive, que ele seja o antepassado direto do carneiro doméstico, e apesar de ser um carneiro, sua pelagem marrom-avermelhado é curta, embora seja bastante espessa, principalmente no inverno.
Os machos possuem grandes chifres recurvados (que crescem até os 8 anos de idade), e que infelizmente, é a causa do Muflão estar em extinção, uma vez que são muito perseguidos por caçadores, ávidos pelo imponente troféu. Curiosamente, as fêmeas podem ter chifres - mais curtos - ou não. Ele ainda chega a pesar 50 kg e pode medir 1,20 metro de comprimento, tendo até 1,0 de altura, dependo da subespécie.
O Muflão é um animal originário da Ásia e foi levado para as ilhas de Chipre, Sardenha e Córsega, na Europa, para ser criado como animal doméstico, onde novamente tornou-se selvagem, encontrando abrigo nos interiores montanhosos das já citadas ilhas. Hoje, devido a caça desordenada, o Muflão quase não é encontrado nas ilhas, mas foi reintroduzido com sucesso no continente, e graças a essas introduções todas, hoje temos uma infinidade de subespécies conhecidas: Muflão da Córsega, Muflão da Sardenha, Muflão de Chipre, Muflão da Bulgária etc.
Ele vive em bandos, liderado por um macho que se destaca sobre os outros pelo porte maior, idade e tamanho dos chifres. É comum algum macho mais jovem disputar a liderança do bando, e quando isso ocorre, é quase certo que a disputa acabe em morte, em geral, o perdedor é acuado (e empurrado) dos penhascos. As fêmeas dão a luz uma vez por ano, apenas um filhote (raramente nascem dois) , mas infelizmente, o nascimento é insuficiente para compensar as mortes causadas pelo homem.
Seus inimigos naturais são o lince e a águia, e a sua alimentação principal é a grama e a castanha.
Agora trazendo o nosso animal de volta para a Mini fazenda, vcs repararam que o Muflão foi aproveitado do antílope (coleção Egito)???
Sim, é a lei de Lavoisier se aplicando também na nossa Mini, afinal, na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma..."
LEGALLLLL!!!!
ResponderExcluirQ legal ñ sabia q ele era um carneiro. E já havia notado tb as semelhanças com o antílope da Mini :)
ResponderExcluirfizeram isso c/ a cacatua(havai) virou arara e o tucano do havai diuminuiu de tamanho e viro o tucano folião
ResponderExcluirvem logo porca tigresa
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi uma boa matéria.
ResponderExcluirAgora sei que o antílope foi usado de nv. Bem que percebi algo em comum.
Gostei do final de Lavoiser kkk
Parabens pelas matérias e todos os posts!
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!!
Muito legal a matéria! Parabéns Paulo Henrique! E parabéns, também, à equipe do Central, que não dorme no ponto, e agora conta com um especialista pra desvendar os segredos da MF! rsrsrs
ResponderExcluirAh, e a lei de Lavoisier é a mais aplicada pela vostu! rsrsrs
Parabéns mais uma vez Paulo Henrique!
muito legal d+
ResponderExcluirfalem mais de outros animais rapidos viu
Eu Tenho os dois na minha Fazenda!
ResponderExcluirAchei muito bonitos
Abraços!