Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Exterminando grilos!

Símbolo de boa sorte, os grilos são insetos consumidos como alimentos em varias partes do mundo.

Antigamente, os grilos eram bichos de estimação dos marujos, que os criavam em pequenas gaiolas. A predileção se explica: os grilos ficam mudos em alto-mar. Se, de repente, no meio da noite escura, começavam a cricrilar, alertavam a marujada das proximidades de algum litoral insuspeitado, evitando desta forma o naufrágio. 

Ao contrário do que pensa muita gente, o grilo não “canta”. O barulho que ele faz, produz esfregando a asa distendida contra suas pernas, que são serrilhadas. Esse movimento faz o barulho típico do inseto, que seu próprio corpo, atuando como uma espécie de caixa acústica torna tão forte e penetrante. E somente os grilos machos ‘cantam’, para atrair as fêmeas.

Mais curiosidades sobre os grilos:

Em algumas espécies de grilos, como a Platycleis Affinis, os machos possuem testículos muito grandes, representando aproximadamente 14% de sua massa corporal;

Rinhas de grilo:
Como o macho do grilo é muito agressivo, os chineses promovem “rinhas” de grilo, com pesadas apostas, em que os insetos se atacam, mordem e dão cabeçadas, mas sem nenhum dos dois se ferir seriamente. O mais fraco sempre reconhece a derrota e se retira.

Termômetros da natureza:
Através deles se pode saber que temperatura está lá fora.
Quer saber como?

- Basta se concentrar nos ‘’cri-cris’’ de um grilo;
- Depois, contar durante um minuto quantos ‘’cri-cris’’ o grilo deu;
- Para achar a temperatura, basta fazer a seguinte operação:

T= 10 (nr de cri-cris do grilo – 40) e dividir o resultado por 7.
(e ai, vai tentar?)

Um comentário:

  1. Mais as pragas de plantações não deviam ser gafanhotos??Mas mesmo assim a matéria ficou ótima :)

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!