Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conheça os cavalos da Mini Fazenda



Fala fazendeiros, conversando esses dias com o Tião do Laço, ele me propôs falar um pouquinho pra vocês sobre os cavalos. Então reservei essa semana para falar sobre as diversas raças que já passaram por nossa fazenda!

O Cavalo Doméstico

Eles são “a mais nobre conquista do homem”, sua domesticação remonta ao limiar da civilização, eles foram atrelados, antes de serem montados.

Sim, estamos falando do cavalo, esse animal tão imponente e tão fundamental nos primórdios da civilização.

Acredita-se que eles foram domesticados ainda no Período Neolítico, mais precisamente na Idade da Pedra Polida, pois vestígios de sua existência foram encontrados (ossadas, gravuras e pinturas ruprestes) em cavernas dessas épocas.

Na China, na Idade do bronze, (3.500 a.c.), foram encontrados sinais dos primeiros carros de duas rodas com varais, atrelados á quatro cavalos. Na Índia, já era mencionado uns 2.000 anos antes de nossa era, com registros de que ele tinha papel importante em Hinos à Indra, um importante Deus Indiano. Na Pérsia, o cavalo teve papel importantíssimo, pois para se locomoverem com rapidez, parteiros usavam os cavalos chegar a tempo nas tendas nobres. A Grécia não possuía cavalos, mas importaram do Egito e logo esses animais integraram a sua mitologia. Na Itália foram encontradas ossadas de cavalos que datavam de mil anos antes de nossa era, e eles já eram utilizados pelos etruscos para tração, montaria, corrida e cerimônias religiosas. A paixão dos romanos pelas corridas de cavalo logo os levou a selecionar esses animais segundo a utilidade que os destinavam, e a partir daí surgiram várias raças de cavalos, cada uma com uma finalidade...

Mas antes de falarmos nas mais de 200 raças de cavalos existentes no mundo, divididas em quatro grandes grupos (Pôneis; Cavalos de sangue frio – destinados a trabalho pesado, Cavalos de sangue quente – destinados a montaria; Cavalos de sangue muito quente – destinados a competições) vamos conhecer aquele que é o único cavalo genuinamente selvagem, o Cavalo de Przeválski (ou Przewalski).

O Cavalo de Przeválski (Equus przewalskii) foi descoberto em 1879 pelo General Russo Nikolai Mikhailovitch Prjevalski, de quem inclusive, recebeu o nome. E em 1899 já eram exportados para os Zoológicos europeus.

Esses cavalos medem cerca de 2 m de altura e chegam a pesar 300 kg e sua aparência revela vários detalhes ‘primitivos’ como cabeça grande, olhos pequenos no alto da cabeça e orelhas largas.

A população atual dos cavalos de Przeválski é avaliada em cerca de 60 indivíduos espalhados pelos Zoológicos do mundo e apenas 200 vivendo em liberdade nos montes Altai, na Mongólia, de onde é originário.

Os cavalos são mamíferos pertencentes a Ordem dos Perissodáctilos (Ou seja, que tem dedos ímpares) da família dos eqüídeos.

E durante toda essa semana, vamos conhecer um pouquinho de algumas dessas raças de cavalos que já passaram pela Mini Fazenda, afinal, novidades vem a galope, não é mesmo?

Um comentário:

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!