Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Que bicho é esse? Especial Cavalos - Parte 1


Cavalos de sangue quente e 
Cavalos de sangue muito quente

Como vimos na matéria publicada Segunda Feira, o Cavalo Doméstico se divide em 4 grupos e hoje vamos falar dos cavalos de sangue quente, ou seja, aqueles cavalos que são destinados a montaria e algumas práticas esportivas e dos cavalos de sangue muito quente, que são as raças campeãs em práticas esportivas.

São cavalos leves, ágeis e bastante velozes. Não são dóceis (exceto algumas raças), possuem uma personalidade muito forte e são muito sensíveis às rédeas, o que exige do seu cavaleiro, além de braços, pulsos e pernas fortes, uma larga experiência e conhecimento.
                                                                                                                   

As principais raças são:

O Cavalo Árabe

O Puro Sangue Árabe é uma raça muito popular, talvez por ser umas das raças mais antigas que se tem conhecimento.
O Árabe foi domesticado pelos beduínos do Norte da África para suportar o clima agreste do deserto e foram muito utilizados em batalhas campais.
Velocidade e resistência são as principais características dessa raça.
Como todo cavalo de sangue muito quente, o árabe necessita de um cavaleiro firme, porém gentil, pois ele não suporta maus tratos.
Ele pesa até 400 kg e pode chegar até 152 de altura. Sua pelagem mais comum é a alazã (que pode variar de uma coloração aloirada até uma avermelhada, tendo sempre a cor da crina na mesma cor do corpo, ou mais clara, nunca escura.), mas também se encontram Árabes castanhos e Árabes pretos.

Para quem não lembra, o Árabe veio morar recentemente na nossa fazenda na coleção das Arábias.

O Puro Sangue Inglês

Não tem jeito, o Puro sangue Inglês é a raça mais famosa no mundo. E também uma das mais valiosas.
Quando as corridas de cavalos começaram a se popularizar na Inglaterra (isso lá pros idos do século XVII), houve a necessidade de se aprimorar as raças de cavalos já existentes, então, importou-se 3 garanhões árabes que foram cruzados com as éguas inglesas já existentes, e foi daí que surgiu a raça.
O Puro Sangue Inglês foi batizado somente no início do século XIX, e desde então, ele é utilizado para o aprimoramento de outras raças.
Essa raça, por ser criada unicamente para a Corrida, é um pouco mais leve que os demais citados, pesando em média 350 Kg, e chegando até 1,64 de altura.

Nós temos o Puro Sangue Inglês na nossa fazenda, ele veio na coleção rural com o pseudônimo de Cavalo/Potrinho de corrida. Nada mais natural.

O Anglo Árabe

O Anglo Árabe nada mais é que o cruzamento do Puro sangue árabe com o Puro sangue Inglês e é uma das raças de cavalos mais apreciadas no mundo.
Os criadores, ávidos em desenvolver e aperfeiçoar novas raças fizeram cruzamentos desenfreados entre as mais diversas raças. Pensando nisso, para preservar as características da raça, chegou-se a um consenso de que o Anglo árabe, só é considerado uma raça distinta se ele tiver pelo menos 25% de Sangue árabe no seu corpo.
Ele pode atingir a mesma altura do árabe, porém, é mais pesado, chegando a pesar até 500 Kg.


 O Trakehner

O cavalo sangue quente do leste de Prússia de origem Trakehner (sim, esse é o nome oficial dessa raça) é a raça mais antiga dos cavalos de sangue muito quente, e curiosamente, a menos conhecida.
Lá pelos idos do século XVIII, Friedrei Friedrich Wilhelm, Rei da Prússia (o maior dos Estados daquilo que um dia seria a Alemanha), necessitava de um novo tipo de montaria para ele e seus oficiais e assim utiliza-los em novas táticas de guerra. Pensando nisso, em 1732 ele levou para sua fazenda os seus melhores cavalos e literalmente começou a criar uma raça única, que fosse atraente o bastante para ser o cavalo de um rei e ainda ser forte o suficiente para sobreviver a situações difíceis de batalha. E foi assim que surgiu o Trakehner.


O Oldenburg

O Oldenburg também é um cavalo de sangue muito quente pouco conhecido.
Ele foi criado para ser um cavalo de guerra e tem em sua genética uma verdadeira miscelânea de raças, foram utilizados para seu aprimoramento raças holandesas, andaluzas e turcas.
È originário da região de Oldenburgo, na Alemanha, e com o fim da guerra, criadores fizeram um esforço para ‘afinar’ a raça e hoje, o Oldenburg, além de ser uma das raças de maior sucesso no País, ainda é muito procurado como cavalos de competição no mundo inteiro.
                                                                                                      
O Sela Belga

O Sela Belga ou simplesmente Cavalo Belga, também é um cavalo de sangue muito quente, pois foi cuidadosamente durante décadas, desenvolvido unicamente para competições esportivas de qualidade internacional. Em sua genética, ele tem sangue de Puro sangue árabe, Anglo árabe e outras raças européias.
Ele é reconhecido como um dos melhores cavalos de salto do mundo, e devido ao desempenho de muitos exemplares na história recente de competições esportivas, ele hoje, seguramente é uma das raças de cavalos mais importantes no mundo inteiro.
                                                                                                                           

O Quarto de Milha

Ele é uma espécie de ‘elo perdido’, pois é situado entre os cavalos de sangue quente e os cavalos de sangue frio. O Quarter Horse, como é conhecido nos EUA (de onde inclusive, é originário) seria um cavalo de sangue frio, se não fosse imbatível em corridas de distâncias curtas.
O surgimento dessa raça foi no século XVI, quando os conquistadores espanhóis levaram para as terras do Tio Sam cavalos árabes e turcos. Quando lá chegaram foram cruzados com os cavalos (Mustangues e Apaloosas) dos nativos americanos.
Dali surgiu um cavalo dócil e insuperável em corridas de curta distância (0,5 Km, que equivale a um quarto de milha), e nem precisamos fazer muito esforço para perceber de onde surgiu o seu nome, não é mesmo?


[Continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!