Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Que bicho é esse? Tilópodes!


Tilópodes

Não, fique despreocupado, você não perdeu a coleção que trouxe esse animal. Tilópode é uma subordem com apenas 6 espécies – sendo o Camelo, o seu representante mais famoso - da ordem dos Artiodáctilos (ordem de mamíferos ungulados que tem como principal característica os dedos pares), e seu nome (que vem do grego) significa “calos nos pés” .

Quando o Nyan me sugeriu que fizesse essa matéria eu adorei, porque vou tentar reparar um erro muito comum que a maioria das pessoas cometem.

Fazendeiros? Quando vocês ouvem a palavra Camelo, essa palavra remete a quê? Uma corcova ou duas corcovas?

Tenho certeza que a maioria respondeu uma corcova, e se você respondeu uma corcova tenha certeza, você errou!

O Camelo (Camelus Bactrianus) tem DUAS corcovas e vive na Ásia. Seu primo africano, o Dromedário (Camelus Dromedarius), é quem tem apenas UMA corcova.

Como disse anteriormente, esse é um erro muito comum, que infelizmente, já está sendo consagrado pelo uso, sendo que na nossa própria fazenda podemos reparar isso, pois o Camelo que veio na coleção do Egito nada mais é do que um Dromedário.

Erro reparado, já podemos dar continuidade a matéria.

O Camelo é originário da Ásia e o Dromedário do Norte da África, suas corcovas não são ornamentos, são depósitos de substâncias nutritivas, extraídos de plantas verdes e suculentas, armazenadas para os dias de escassez, já que tanto um quanto o outro, habitam regiões desérticas. Se por ventura, algum dia você ver um camelo (ou um Dromedário) com a corcova ‘murcha’, saiba que ele está muitos dias sem comer.

Ambos conseguem beber até 150 litros de água em apenas 10 minutos, caminham a uma velocidade de até 6 Km/h e conseguem andar até 100 Km num só dia sem se alimentar.

Ambos possuem a pata achatada, com apenas dois dedos e em formato de almofada que é para facilitar a sua locomoção na areia das regiões desérticas que habitam (O Dromedário é comum no Deserto do Saara, enquanto o Camelo é comum no Deserto de Gobi).
A gestação dura 13 meses e mamãe Camelo da à luz a apenas um único filhote (raramente nascem dois).

Infelizmente, esses imponentes animais (Ambos podem atingir até 2 metros de altura no garrote - raramente passam disso - e pesar entre 450 e 650 Kg.) foram uma das primeiras espécies a serem domesticadas pelo homem, razão pela qual, eles quase não existem em estado selvagem (existem grupos isolados em alguns pontos do planeta, incluindo a Austrália, onde ele foi introduzido).

No geral, são animais pacíficos (embora temperamentais), cuja principal defesa quando atacado é cuspir no inimigo.




Bom, já falamos do camelo e do dromedário, vamos aproveitar e falar também dos seus ‘primos’ Sul-americanos desprovidos de corcova.

Sim, os tilópodes sul americanos não possuem corcova. Para verificar isso, basta observa-los na nossa própria Fazenda, já que já foram lançados pelo menos dois ‘primos’ do Camelo.

O primeiro é o Lhama e o segundo é a Alpaca (ou Lhama Dourada, como tb é conhecida).

O Lhama (lama Glama) não existe em estado selvagem, ele foi domesticado há 4.000 anos pelos Incas, para ser utilizado como animal de carga e na produção de carne, lã e leite. A Lã dos Lhamas serve para protegê-los das baixas temperaturas do local que habitam, no caso, a Cordilheira dos Andes. Ele pode medir até 1,70 de altura e viver até 24 anos, e pesam em média, 140 Kg.

Normalmente são animais dóceis, mas são muito temperamentais, quando irritados, costumam cuspir uma substância mal cheirosa em quem o está incomodando, podendo ser até mesmo o seu dono. Outra particularidade é que quando recebem uma carga de peso maior do que podem suportar o Lhama não se aperta, simplesmente para, e deita. E lá permanece até que o excesso seja retirado do seu dorso.

A Alpaca (Vicugna Pacos) é menor do que o Lhama, e assim como ele, sua pelagem possui diferentes tonalidades de cores. Medem em média 1,20 de altura e chegam a pesar 90 kg. Elas têm os hábitos muito parecidos com os da Lhama e também não existem em estado selvagem. As Alpacas são criadas principalmente para a produção de Lã e Leite. Sua tosquia é feita em Novembro, que é quando chega o verão nos Andes.
O curioso disso tudo é que tanto o Lhama quanto a Alpaca são originários de mais dois ‘primos’ Sul americanos do Camelo: O Guanaco e a Vicunha. 
A Vicunha (Vicugna Vicugna) é o menor dos Tilópodes, pesa somente 40 Kg e mede aproximadamente 1,30 de altura e já esteve a beira da extinção, devido ao alto valor comercial de sua pele ( A lã da Vicunha é considerada a de melhor qualidade dentre todas as lãs já produzidas). Habita as estepes Andinas (vivem bem a uma altura de até 4.500 mt acima do nível do mar.) em regiões do Peru, Bolívia e Chile e se alimentam de vegetação rasteira e escassa devido a sua dentição, semelhante a dos roedores, o que facilita a pastagem.
Uma curiosidade, é que a Vicunha seria uma versão ‘selvagem’ da Alpaca.
Já a versão ‘selvagem’ do Lhama seria o Guanaco.
O Guanaco (Lama Guanicoe) pesa em torno de 90 Kg e sua pelagem tem pouquíssimas variantes, predominando mesmo o Marrom acanelado. Habitam os Planaltos áridos e montanhosos do Peru, Colômbia, Chile e Equador, podendo ser encontrados, inclusive, na Patagônia.
Os Guanacos tem os hábitos muito parecidos com os dos seus parentes sul-americanos, e falar algo mais, é se estender desnecessariamente...
Como vocês podem ver, não temos (ainda) nem o Guanaco e nem a Vicunha na nossa fazenda.

Quem sabe num futuro próximo, não é mesmo? [rss] Fica a dica!

5 comentários:

  1. Eu achoq qe esses animais do que bicho é esse vem na proxima coleçao ou promoçao (seja o que for)
    Pq pensem bem ..
    Quando eles postaram a excalabur venho a coleçao medieval .
    Depois postaram um negócio espacial e venho a coleçao do espaço ..
    E agora esses animais do que bicho é esse sem msm não terem vindos em outras coleçoes ..
    Fica ai o papite

    ResponderExcluir
  2. podem vir na nova promoçao dos animais em extinçao do helicoptero que eles postaram aqui msm lembram..
    Vcs não acham muito estranho ..???

    ResponderExcluir
  3. irei acabar desistindo da mini fazenda esta uma bosta vcs nao mandam mais remeça das coleçaoes nao da pra enviar presente com minigrana esta tudo tao caro vcs nao mandao construçao da coleçao vcs relacharam mesmo melhoram isso ai vei

    ResponderExcluir
  4. Noooossaaaaaa, e eu ainda consigo me surpreender!!! Vocês estão de parabéns com esta publicação sobre os amimais exóticos que encontramos nas nossas fazendas, foi dez mesmo!!!! é por isso que faço parte dessa comunidade e add em todas as minhas fazendas. Eu sabia da diferença entre os dois pois leio bastante, só não sabia "por não ter aprofundado minhas curiosidades" aos parentes mais próximos. Continuem assim, que só aumentarão nossos parcos conhecimentos sobre a fauna do nosso planeta, já que estamos tão longe de lugares exóticos como África, desertos etc... E a nós pobres mortais que é quase difícil de um dia chegarmos perto deles. Sou De Belém-PA e me sinto orgulhosa de estar aqui... Um abraço a todos e mais uma vez meus PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  5. (o.0)
    acabei de resgatar uma Vicunha com o helicóptero....
    ashuashuashu

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!