Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Que bicho é esse? Urso de Óculos!

Fala fazendeiros, estou de volta à Central, depois de um tempinho ausente pra tratar da minha saúde, trago pra vocês de volta a seção "Que bicho é esse?", dessa vez cheia de surpresas.

Urso de Óculos

O Urso de óculos, ou como também é conhecido, Urso Andino (Tremarctos Ornatus) tem a honra de ser a única espécie de urso sul americana. Mas também tem o desprazer de ser a espécie mais vulnerável da família dos Ursídeos.

O urso de óculos ganhou esse nome devido às manchas brancas (ou bege) em torno dos olhos, lembrando um par de óculos.

Os machos dessa espécie chegam a pesar até 120 Kg, enquanto as fêmeas atingem apenas a metade disso. Elas dão à luz a até 3 filhotes depois de um período de gestação de até 7 meses.
Habitam as florestas úmidas da cordilheira dos Andes, e diferente da maioria das espécies de ursos, o urso de óculos não hiberna.

Sabe-se muito pouco dos hábitos desse animas, mas sabe-se que são animais crepusculares e solitários e extremamente ágeis, assim como excelentes trepadores de árvores.

Como a maioria dos ursos, são onívoros (ou seja, se alimentam de animais e vegetais) e comem desde cactos e raízes até carcaças de animais mortos, tendo preferência por certas espécies de bromélias.

Uma particularidade, é que são animais muito dóceis com o ser humano, exceto as fêmeas com crias, que para protegerem seus filhotes não hesitam em atacar o ser humano.

O Urso de óculos já esteve em extinção, hoje ele é uma espécie considerada vulnerável a extinção, e se não tomarem medidas extremas de proteção, certamente esse animal entrará para o livro vermelho, já que a degradação do seu habitat natural e a caça ilegal são uma constante na vida do urso.

Pena que essa espécie tão simpática de urso ainda não conste na nossa coleção de animais exóticos.

Aliás, apesar das numerosas espécies de ursos, na nossa fazenda apenas uma esteve disponível, o Urso Pardo Siberiano.

Mas e o Urso Albino das árvores mágicas?
Como bem cantou a Sra. Erica, membro da nossa comunidade:

Vc já viu esse urso polar ?
Nunca vi, nem ganhei, eu só ouço falar...



Outro que quase deu o ar de sua graça no jogo foi o Urso Polar; que quase fez parte da Coleção do Inverno de 2010 da Mini Fazenda. Por algum motivo ele acabou não entrando no jogo.

Ah! E antes de terminar e antes que chovam reclamações dizendo que eu fui injusto porque na Mini Fazenda também temos o Urso Panda, eu lanço uma pergunta: Quem disse que ele é um urso?
Mas a resposta fica para um outro dia...

4 comentários:

  1. Mais Panda gigante(Que e o que temos na fazenda)e da família do Ursidae que e composta de ursos e o panda gigante!

    Agora eu que pergunto quem disse que panda gigante não e urso??

    ResponderExcluir
  2. ta... urso panda é urso da família ursidae... comprovadamente a menos que os biólogos nao sabem fazer seus trabalhos e o wikepédia, relate mentiras hahahahah

    ok sr. nem sei quem é...
    o que esse "que bicho é esse... exatamente quer dizer? nova coleção ou seria apenas apresentar noticias sobre os nossos bichinhos "da natureza" ???

    ResponderExcluir
  3. Nyan e Flor radiante

    Nyan que fica criticando os cometários no chat da comunidade!Por que não vem criticar aqui e fica criticando com amiguinhos la no chat???

    Flor radiante busquei mesmo na wikipedia problema nisso??

    Vários biólogos não conseguiram determinar de que família o panda é!Jogaram ele para uma família e depois para outra!E pelas ultimas pesquisas como o panda tinha mas caracterizas de de urso como a pelagem,rabo e etc e ele ficou na família do ursidae!Então eu considero ele como urso!Se você não o considera posso fazer o que né hehehe

    Ps;Flor radiante que de flor não tem nada menos, menos quase nada :)

    ResponderExcluir
  4. bem mister x, sinceramente.... nao fiz o comentario direto pra ti... foi para a pessoa que postou na central, esse PH, nao o conheço ¬¬
    e lamentavel suas palavras amigo...¬¬

    ResponderExcluir

Antes de publicar seu comentário saiba que o Blog Central dos Fazendeiros é feito de jogadores para jogadores, de forma espontânea. Não temos nenhum relacionamento direto ou indireto com a Vostu, empresa desenvolvedora do jogo.

-> Os comentários que fugirem do tema do post poderão ser removidos!